Vamos aprender francês?

Muitas oportunidades provaram que as traduções estragam a compreensão do mundo. A Bíblia foi bastante alterada e as traduções foram bem cruciais para que muitas ideias equivocadas pudessem ser difundidas, resultando nos erros que se consagraram por muitos séculos.

E pelo jeito o mesmo está sendo feito com a obra de Allan Kardec, que inclusive, não surgiu para ser religiosa e sim como uma ciência que deveria estudar o mundo espiritual e os outros estados da matéria e suas outras dimensões. 

A FEB, na ânsia de desviar o foco, transformou através das alterações de tradução, o Espiritismo numa seita igrejista, piegas e completamente divorciada da proposta original kardeciana.

E o que podemos fazer para que essa fidelidade dogmática não desapareça? Simples: aprenda francês. 

Claro que a FEB não tem o menor interesse em estimular o aprendizado do idioma francês. Sabe muito bem que conhecendo melhor o idioma natal de Kardec, suas obras possam ser lidar no original, mostrando aquilo que poderia estragar o dogmatismo da FEB.

E o que a FEB prefere fazer? Estimular uma complicação que atende pelo nome de "esperanto". Nada contra este idioma, a não ser o fato de que sua aplicação prática no mundo de hoje é evidentemente inútil. Fica claro que o verdadeiro motivo em divulgar o esperanto é o de desviar o foco e não de fazer deste um idioma a ser desenvolvido e falado. Afinal, o inglês há muito tempo consegue cumprir o objetivo atribuído ao esperanto.

Mas o francês?... O francês... Claro que a FEB nem menciona. Nunca vi em uma dessas revistas espiritólicas  algum artigo que pudesse estimular o interesse pelo idioma francês. Quanto ao inútil esperanto, este aparece até a exaustão, nas citações dessas revistas.

Mas caro amigo, estude francês. Estudando o idioma, você ficará vacinado contra as deturpações doutrinárias e terá um entendimento muito melhor do mundo que bos rodeia, seja de que natureza for, material (em seus mais variados níveis) ou espiritual.

Mentira tem perna curta. Curta, mas que pode andar por muito tempo

Brasileiros adoram mentiras. Mentiras boas, felizes, caridosas, que venham de fontes confiáveis. A realidade é triste, feia e cruel, portant...