Esperanto, pode ficar esperando...

Uma discussão em uma comunidade - realmente - espírita no Facebook (espírita, não chiquista da FEB), me fez pensar em escrever um tópico falando sobre o esperanto. Apesar de não ter sido criada para o "Espiritismo" brasileiro (assim como o latim não foi criado para o Catolicismo), os seguidores da FEB e de Chico Xavier são os maiores difusores do esperanto, pelo menos no Brasil dos dias de hoje. Tal como o latim foi para os católicos, os pseudo-espíritas pretendem fazer o mesmo com o esperanto.

Não vou aqui me alongar sobre o que é o esperanto. Coloco a disposição este link para vocês conhecerem melhor sobre a língua. Vou me limitar aqui a falar da relação entre este idioma criado artificialmente e o Pseudo-Espiritismo, falando dos aspectos do esperanto que se relacionam com a forma deturpada de Espiritismo que é erroneamente difundida no Brasil.

Criada para facilitar a comunicação entre falantes de diferentes idiomas, o esperanto acabou se tornando personagem de um fantasioso dogma defendido pelos pseudo-espíritas que o tratam como idioma do futuro da humanidade. 

Creem os pseudo-espíritas (os espíritas seguidores de fato de Kardec não acreditam nisso) que a humanidade terá uma única crença (o que eles entendem como o Espiritismo, na verdade o Espiritolicismo) e falará um só idioma, o esperanto, que eles acreditam não ser um idioma comum e sim uma verdadeira forma de confraternização universal em forma de linguagem. O fato do esperanto ter uma bandeira pode reforçar esta crença, acrescentando a ela a ideia de que a humanidade se reunirá em uma só ração.

Revistas, palestras e cursos dados por pseudo-espíritas tentam difundir o idioma pelo país, gerando um estigma errado de que o esperanto é a língua dos "espíritas" (obviamente se referindo aos  pseudo-espíritas, seguidores de Chico Xavier, não de Kardec). Não é, embora os pseudo-espíritas sejam os mais interessados na difusão do idioma, por ele estar de acordo com a crença no falso procedimento de evolução planetária e espiritual.

A intenção de criar o esperanto foi boa. Mas ela não parece necessária, pois o inglês e o espanhol tem suprido bem a função de idiomas mundiais. Graças às religiões e ainda mais o Pseudo-Espiritismo, o esperanto acabou estigmatizada como língua de exotéricos, enfraquecendo sua função original.

Esquecido pelos laicos e estigmatizado como língua de místicos, o esperanto pode desaparecer definitivamente, após se tornar chacota feita por quem prefere um idioma mais objetivo e que não esteja ligado a nenhuma forma de crendice mística a defender um mundo que só existirá na imaginação de seus seguidores.

Seria o esperanto um idioma de um mundo fictício?

Mentira tem perna curta. Curta, mas que pode andar por muito tempo

Brasileiros adoram mentiras. Mentiras boas, felizes, caridosas, que venham de fontes confiáveis. A realidade é triste, feia e cruel, portant...