Evidências que mostram que "Espiritismo" brasileiro segue orientação política de direita

Brasileiros adoram estereótipos. Indispostos a analisar e verificar, preferem definir as coisas com base nas aparências e em características superficiais que nem sempre correspondem a realidade. Até mesmo os conceitos de maldade e bondade são baseados em estereótipos que podem fazer com que vilões e heróis sejam facilmente troados de posição no imaginário popular.

Muitos esquerdistas tem simpatia pelo "Espiritismo" brasileiro. Sem perceber a realidade que está por trás da versão deturpada da doutrina, acreditam eles que a mesma segue orientações de esquerda por praticar a caridade (paliativa) e ter (supostamente) a ciência como parceira.

Muita da admiração dos esquerdistas para a versão deturpada da doutrina vem da leitura de um famoso livro de Leon Denis, que apesar das boas intenções, não entendeu direito a doutrina, inserindo nela alguns absurdos. 

O livro se chama Socialismo e Espiritismo e é mesmo bem escrito e com a coerência de relacionar a doutrina de Kardec com ideais de esquerda (mordam de ódio, anti-chiquistas de direita!). Só que o "Espiritismo" brasileiro nunca pôs na prática ideias de esquerda, se limitando a noções de caridade vindas do Catolicismo e já corroboradas pelo Capitalismo, que defende um tipo de ajuda que não mexa nas estruturas de poder e nos privilégios dos mais abastados.

Na verdade noto no ar um certo conservadorismo nas lideranças "espíritas" brasileiras. A admiração e o repeito que essas lideranças recebem de esquerdistas não faz sentido a não ser que os esquerdistas achem que a caridade deva ser paliativa e respeite os privilégios e abusos das elites, pois é o que essas lideranças (também integrantes da elite) sempre fazem.

Listo aqui algumas características que provam que o "Espiritismo" brasileiro nada tem de esquerdista, por mais que Karl Marx seja tao bajulado quanto Allan Kardec, o que seria mais um ponto em comum das duas lideranças que até hoje são frequentemente incompreendidas, tendo suas ideologias totalmente deturpadas. Vamos a lista:

- Mesmo em nome da caridade, entidades "espíritas" visam o lucro.

- Defendem a caridade apenas paliativa, sem mexer nos interesses de poderosos, principalmente capitalistas.

- A "Educação espírita" se preocupa ao máximo em estimular a passividade intelectual (embora alegue o contrário) e impedir o surgimento de ativistas sociais, limitando a noção de altruísmo à caridade paliativa.

- Defende e exalta a Teologia do Sofrimento, ideologia que aparece embutida na Meritocracia, um dos pilares do Capitalismo moderno.

- Valoriza a hierarquia entre os homens encarnados ou não. O Capitalismo exalta a hierarquia e propõe que lideranças tenham privilégios.

- Exalta de forma messiânica, as suas lideranças e cria um laço de dependência que as transforma em tiranos e/ou parasitas de seus seguidores, algo que o Capitalismo faz desde que surgiu.

- Os maiores "patronos" da doutrina, Bezerra de Menezes e Chico Xavier, assumiam a sua postura direitista, eram ultra-conservadores e apoiavam claramente o Capitalismo.

- Vários dos pontos do "Espiritismo" brasileiro, contradizentes com a doutrina original, tem afinidade com alguns pontos das ideias de direita.

- O igrejismo presente na versão deturpada brasileira é presente nos ideais de direita que condenam a ciência e posturas consideradas ateístas.

- A falta de interesse do "Espiritismo" brasileiro em recorrer às autoridades para resolução de problemas agrada muito aos capitalistas.

- O fato do "Espiritismo" brasileiro ter integrantes da elite como maioria de seus seguidores reforça adesão ao Capitalismo e apologia a ideais de direita.

- A própria postura assumida por lideranças "espíritas" lembram muito a de lideranças conservadoras do passado, certamente alheia a qualquer tipo de ativismo social.

Mentira tem perna curta. Curta, mas que pode andar por muito tempo

Brasileiros adoram mentiras. Mentiras boas, felizes, caridosas, que venham de fontes confiáveis. A realidade é triste, feia e cruel, portant...