Como os "Espíritas" conseguem enganar pessoas progressistas?

É sabido que o "Espiritismo" brasileiro sempre foi conservador, por ser uma adaptação brasileira dos ideais de Jean Baptiste Roustaing, um ideólogo neo-medieval de formação católica. O próprio Chico Xavier, tido como maior liderança dos "espíritas" brasileiros, deu entrevistas demonstrando o mais medieval dos tipos de conservadorismo.

Seu progressismo é de fachada e se limita a simpatia que lideranças tem por seitas esotéricas, estigmatizadas como impulsionadoras do pregresso humanitário. Muitas vezes esse falso progressivismo é usado como isca a atrair fiéis a procura de novidades que passem além das outras seitas cristãs, sem arruinar o repertório dogmático delas.

Mas o conservadorismo dos "espíritas" se tornou bastante explícito pelo apoio dado pelas lideranças ao golpe jurídico-midiático de 2016, onde uma presidenta de orientação progressista, honesta e responsável, foi expulsa do poder para dar lugar a uma verdadeira quadrilha de mafiosos, vários deles fotografados do lado de lideranças "espíritas". 

Mesmo assim, há um grande número de pessoas de orientação progressista que seguem o "Espiritismo" brasileiro, iludidos pelo suposto compromisso social tradicionalmente atribuído à seita e que nunca conseguiu transformar de fato a sociedade brasileira, nunca passando de mera filantropia paliativa.

Vamos listar aqui algumas armadilhas que os conservadores "espíritas" constroem para capturar incautos de mentalidade progressista que confiam na suposta perfeição da doutrina.

A Religião do Altruísmo

Os "espíritas" se vendem como a religião do altruísmo, como se ajudar os mais carentes fosse a sua principal meta. Dá a ilusão de que "espíritas" são verdadeiros ativistas sociais, empenhados em tornar a sociedade mais justa, de forma incansável e incessante. 

Mas a prática mostra que "espíritas" fazem caridade exatamente como as outras religiões, sobretudo as neo-pentecostais. Uma caridade paliativa que embora feita de forma constante, não elimina a desgraça dos mais carentes e serve mais para promover as lideranças como "tutores da humanidade", complementando o processo de divinização (no "Espiritismo" as lideranças são divinizadas).

O altruísmo "espírita", mesmo ineficiente e paliativo, tem atraído a simpatia de muitas pessoas e para os progressistas serve de suposto ponto de afinidade com as ideologias consideradas "de esquerda". Até porque para quem não presta muita atenção nos resultados, só a construção de casas cheias de carentes já justifica o estigma altruísta, atraindo progressistas para a seita.

Suposto Progresso Humanitário

Apesar de deturpada, o "Espiritismo" carrega em seu estigma a associação com a doutrina original do mesmo nome que se assumia racional. Este estigma obviamente foi distorcido para se adaptar aos interesses dos seguidores de Roustaing, impedindo a verdadeira racionalidade que poderia destruir alguns dogmas absurdos que favorecem a manutenção da deturpação.

Para manter, mesmo de mentirinha, a intenção de alavancar o progresso da humanidade, "espíritas" recolheram grande quantidade de enxertos extraídos de seitas esotéricas, dando a ilusão de racionalidade. Ha também a bajulação a intelectuais e cientistas que reforça o estigma de "seita racional".

Este estigma de racionalidade se torou um diferencial e principal justificativa dos fiéis para permanecer na seita. Este estigma acaba atraindo pessoas de orientação progressista que se iludem com a falsa racionalidade da doutrina, pensando ser os dogmas um resultado de muita pesquisa e análise quando na verdade foi pura fé, pura crendice emocional.

Suposta Honestidade e Suposta Ausência de Escândalos

A vantagem dos "espíritas" é que seus membros costumam ser bastante discretas. Isso tem ajudado muito a reservar a reputação de suas lideranças, muitas delas formadas por verdadeiros charlatães e malabaristas das palavras. Mas a farsa não aparece por causa dessa discrição e do silêncio midiático que impede o conhecimento da opinião púbica dos escândalos nos meios "espíritas".

Esta fama de uma religião sem defeitos, com lideranças 100% honestas e intensamente altruístas te atraído progressistas que seguem iludidos com aquilo que aparece diante de seus olhos, ignorando toda a farsa que só aparece diante de corajoso questionamento e de profunda análise.

Por isso que há "espíritas" de ideologia progressista, ignorando que a hoje mais conservadora das religiões, ressuscitadora do Catolicismo mais medieval, passa bem longe do verdadeiro compromisso de tornar uma humanidade mais justa e próspera.

Mentira tem perna curta. Curta, mas que pode andar por muito tempo

Brasileiros adoram mentiras. Mentiras boas, felizes, caridosas, que venham de fontes confiáveis. A realidade é triste, feia e cruel, portant...