A diferença entre o "Evangelho no Lar" e um estudo sério da doutrina

Não adianta negar. O que os brasileiros conhecem como "Espiritismo" na verdade não passa de um Catolicismo light que acredita em espíritos e em reencarnação. Muitos dos dogmas e ritos do "Espiritismo" brasileiro são diretamente importados do Catolicismo, com algumas alterações. E um desses ritos é o chamado Culto ao Evangelho no Lar

Criado supostamente para "estudar a doutrina", o tal "culto" na verdade é um ritual, algo que é totalmente reprovado pelo Espiritismo original. O culto se assemelha a uma novena, onde em uma data fixa (não existe data fixa para o Espiritismo original), familiares se reúnem para ler mecanicamente o Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, mas analisando de acordo com os dogmas da versão chiquista (de Chico Xavier) da doutrina. Ou seja, sem o aprofundamento intelectual necessário.

O culto é feito com um excessivo formalismo e começa e encerra com orações, como se fosse uma mini-missa no lar. mas difere muito do estudo que deveria ser feito na doutrina. Como deveríamos saber, o Espiritismo na verdade seria uma ciência que estudaria tudo que fosse relacionado com a não-matéria. Mas dissidentes católicos que acreditavam em reencarnação encontraram na obra de Jean Baptiste Roustaing uma oportunidade de criar uma espécie de"igreja dos Espíritos", que acabou resultando nesse "Espiritismo" deturpado que está aí a consagrar erros, contradições e falsos profetas.

O verdadeiro estudo espírita deveria ser informal, feito com a mais absoluta espontaneidade, numa hora em que as pessoas envolvidas estivessem dispostas a assimilar e discutir conhecimento. Nunca deve ficar preso a uma obra e esta deve estar de acordo com o assunto pesquisado. Por exemplo, para estudos sobre mediunidade, utiliza-se o Livro dos Médiuns.

Mas deve-se fugir das obras psicografadas, sobretudo as de Chico Xavier a não ser como exemplo de erros e contradições. Xavier e os seus espíritos eram na verdade católicos e segundo a lei de atração, não tinham condições de entender a Doutrina Espírita, por causa de sua formação. Inseridos na doutrina, fizeram um grande estrago que dificulta a té hoje a compreensão doutrinária de seus seguidores, fazendo erros e mais erros acumularem como bola de neve, transformando a doutrina no que é hoje, uma igreja com dogmas irreais e lideranças que espalham erros.

Tudo resultado da falta de estudo sério da doutrina. Algo que nuca seria resolvido pelo Culto ao Evangelho no Lar. Só a ideia de cultuar o evangelho soa estranha para a doutrina, pois "evangelho" é um termo católico e se foi utilizado por Kardec foi para contestação e análise e não para culto.

O formalismo do Culto ao Evangelho no lar não passa de perda de tempo que nada ajuda na compreensão melhor da doutrina, hoje totalmente dilacerada pela invasão dos dissidentes católicos.

Mentira tem perna curta. Curta, mas que pode andar por muito tempo

Brasileiros adoram mentiras. Mentiras boas, felizes, caridosas, que venham de fontes confiáveis. A realidade é triste, feia e cruel, portant...