Não existe vários Espiritismos. Espiritismo é um só. O de Kardec

Como o fortalecimento do Espiritolicismo, forma deturpada do Espiritismo que é bem forte no Brasil,  aparece uma discussão entre os vários seguidores da doutrina: existe vários tipos de Espiritismo?

Enquanto os seguidores fiéis a Kardec acusam os seguidores de Chico Xavier de místicos, os seguidores do médium mineiro acusam os seguidores que querem retomar as origens kardecianas de ortodoxos. A partir disso surge a discussão sobre a possibilidade do Espiritismo ter várias vertentes.

Jorge Murta até fez uma interessante postagem a respeito, que pode ser  lida aqui. Mas mesmo com uma divisão muito bem explicada, afirmamos que a sugestão de Murta é somente uma hipótese. Espiritismo, na verdade só e somente o de Kardec.

Kardec, além de ter criado o termo que deu o nome a doutrina, estabeleceu um conjunto de teses confirmadas após muito estudo de material pesquisado através de muitas visitas a casas de médiuns, que eram somente tratados como objeto de estudo (não como líderes ou gurus como acontece no Brasil), muitas vezes tendo que viajar pagando do próprio bolso.

O que acontece no Brasil é uma má compreensão da doutrina, responsabilidade dos integrantes da FEB, católicos praticantes que achavam interessante a comunicação com os mortos e a defesa da reencarnação. Essa gororoba doutrinária resultante da indecisão entre largar ou não o Catolicismo para entrar na Doutrina Espírita é que tem favorecido a inserção de muitos enxertos que acabaram por confundir a todos, transformando aquilo que deveria ser ciência numa igreja tão dogmática quanto as outras.

E esse conjunto de enxertos católicos e místicos não pode ser considerado Espiritismo. Espiritismo só o que está contido nas obras de Kardec e o que se relacionar a estas obras. O resto é outra doutrina, outra religião, outra coisa estranha.

Mentira tem perna curta. Curta, mas que pode andar por muito tempo

Brasileiros adoram mentiras. Mentiras boas, felizes, caridosas, que venham de fontes confiáveis. A realidade é triste, feia e cruel, portant...