O inevitável fim do "Espiritismo" brasileiro

A medida em que a sociedade desenvolve a sua capacidade de discernimento, muitas coisas vão se revelando. Se pensavam que aquilo que os brasileiros se acostumaram a chamar equivocadamente de "Espiritismo" iria revelar coisas boas neste ínterim, pode ir tirando o cavalinho da chuva. A máscara linda da seita dos papalvos definitivamente cai e a verdadeira face mostrada nada tem de linda.

Foram mais de 100 anos de muita ilusão, dogmas contraditórios, piegas ilusões, racionalidade muito mal utilizada e lideranças que se consideravam as maiores do universo. Neste longuíssimo tempo, a doutrina que se vendia como "revolucionária" nada fez pela sociedade, que está cada vez pior, mais ignorante, mais egoísta e completamente irresponsável, capaz de gerar os piores danos, como está sendo comprovado nos últimos anos. 

O Brasil se tornou um dos países mais atrasados do mundo e desejar que governe o planeta, como queria uma de suas maiores lideranças, é de uma imensurável tolice. Mesmo que a deturpação tenha começado ainda na França, com o irresponsável Jean Baptiste Routaing e trazida, já deturpada, para o Brasil pelo político Bezerra de Menezes, podemos responsabilizar Chico Xavier, o maior símbolo da seita dos papalvos, pelos danos feitos à doutrina. Xavier agiu como vândalo e arruinou de forma violenta aquilo que deveria ser uma ciência da não-matéria, hoje convertida em uma alucinada igreja de dogmas irracionais, autêntica fonte de ilusões.

Mas pelo jeito as pessoas vão aos poucos percebendo os erros graves presentes no "Espiritismo" brasileiro e se afastam aos poucos de obras, de centros "espíritas" e de lideranças. Seus absurdos, suas contradições e o jeito piegas com que trata a maneira de como devemos agir diante dos desafios do cotidiano, mostram que a seita de papalvos nunca passou de uma farsa. Farsa completamente oposta ao Espiritismo original surgido após as pesquisas sérias de Allan Kardec, intelectual reduzido hoje a mero objeto de bajulação pelos "espíritas" brasileiros.

Por outro lado, no Brasil, sua maior liderança, o superestimado Chico Xavier, acaba de ser desmascarada após profunda análise de suas obras, que foram escritas de fato pelo próprio "médium", e não ditadas por espíritos, pois o conteúdo e a redação sempre foram os mesmos, seja qual for o espírito supostamente atribuído como "autor". A desculpa esfarrapada de "linguagem universal do amor" contradiz violentamente a doutrina original, codificada por Kardec e distorcida por Roustaing (este sim o enrustido mestre dos brasileiros). Significa que, para brasileiros, traços de personalidade não permanecem no espírito.

Uma seita liderada por um farsante não poderia ser avançada nem durar muito. Até que durou demais. Mais de 100 anos de ludibriamento e muitas almas enganadas. Mais de 100 anos de completa incompetência na missão de transformar a humanidade para melhor. Muito tempo - e muito dinheiro - perdido que poderia ter sido gasto de forma mais responsável e útil. O "Espiritismo" brasileiro não apenas jogou no lixo as oportunidades perdidas como resolveu também se jogar no lixo como um verdadeiro fracasso doutrinário, incapaz de fazer algo relevante para o mundo.

O "Espiritismo" brasileiro acaba de entrar na UTI. Seu atestado de óbito já está assinado. Seu fim está certo. Sem uma nova liderança e com a credibilidade abalada por anos de deturpação, de ilusão e de erros dogmáticos graves e contraditórios, a seita não tem mais condições de sobreviver. Seu alardeado suposto altruísmo se mostrou precário e ineficaz. Há mais de 100 anos nunca sai dos 2% de seguidores declarados. Seu fim se torna definitivamente uma viagem sem volta.

Diagnóstico: Confirmada a morte do "Espiritismo" brasileiro. Com um detalhe: sem qualquer chance de reencarnação.

Mentira tem perna curta. Curta, mas que pode andar por muito tempo

Brasileiros adoram mentiras. Mentiras boas, felizes, caridosas, que venham de fontes confiáveis. A realidade é triste, feia e cruel, portant...