Divaldo Franco x Papa Francisco, quem é o mais progressista? Você vai se surpreender!

O "Espiritismo" brasileiro sempre foi estigmatizado como "progressista". Talvez pela associação frequente, mas falsa, com o Espiritismo original codificado pelo pedagogo e matemático francês Allan Kardec, este um homem de ideias progressistas e humanitárias. 

Mas na prática, o que os brasileiros conhecem como "Espiritismo", de linha roustainguista, é recheado por vários dogmas conservadores e não raramente anti-humanitários, cortesia dos católicos medievais que fundaram no Brasil a federação que deu origem a versão deturpada da doutrina, que preferiu usar o mesmo nome e associá-lo ao pedagogo francês, mesmo sendo uma seita totalmente diferente da ciência proposta pela Associação espírita de Paris.

O "Espiritismo" brasileiro teve que incorporar vários dogmas católicos, principalmente vários que nem os católicos de hoje querem mais saber, para escapar, no começo de sua fundação, das possíveis punições por ser confundida com bruxaria. Esses dogmas permaneceram e junto com dogmas importados de seitas esotéricas, acabou se transformando em uma igreja de fé cega e muitas contradições doutrinárias.

Mas surpreende a todos que pensavam que o "Espiritismo" brasileiro era a mais evoluída, moderna e progressista das religiões. Outras religiões como o Budismo, parecem mais progressistas. mas o mais surpreendente é que o Catolicismo ultimamente tem mostrado uma guinada progressista.

Além do fato de que a CNBB a confederação dos bispos brasileira, ter dado vários sinais de apoio a causas progressistas, temos um papa que também tem demonstrado uma verdadeira mentalidade progressista, irritando a cúpula do Vaticano.

O Papa Francisco tem dado muitas declarações que mostram um desejo de evolução e de verdadeiro altruísmo. A influência dele como maior liderança da igreja tem feito com que muitos fiéis revessem seus valores e se engajassem em prol de uma sociedade mais diversificada e justa.

Curioso que Divaldo Franco chegou a se encontrar com o Papa, mesmo senso integrante de outra religião. As declarações recentes de Divaldo Franco e o apoio dele ao Golpe de 2016 o colocam em uma posição mais retrógrada que a do Papa Francisco, o que surpreende a opinião pública acostumada com a ideia de que o suposto médium baiano - considerado um impostor por Herculano Pires - seria o mais avançado ideologicamente.

As declarações de Divaldo são coerentes com o nebuloso "Espiritismo" brasileiro, de dogmas altamente conservadores que incluem a nefasta Teologia do Sofrimento, de origem medieval e descartada pelo Catolicismo atual. 

Isolar o suposto médium sem admitir que todo o conservadorismo se encontra nos estatutos da FEB é burrice. Mas mesmo assim, Divaldo deve assumir seu conservadorismo e admitir seu rompimento com o Espiritismo original. Kardec ficaria horrorizado diante da entrevista de Divaldo dada em Goiânia no último dia 13/02.

Por isso que devemos aplaudir o Papa Francisco e vaiar Divaldo Franco. Não adianta o suposto médium baiano tentar bajular Allan Kardec e o Papa Francisco se de fato não compactua com a postura progressista de ambos. A turma do Divaldo é a dos Torquemadas e do Máscara de Ferro, vindos das catacumbas medievais do conservadorismo mais retrógrado.

O Espiritismo perde muito em manter a influência de Divaldo Franco. O Papa Francisco consegue ser muito mais espírita - no sentido kardeciano - que o falastrão líder baiano.

Mentira tem perna curta. Curta, mas que pode andar por muito tempo

Brasileiros adoram mentiras. Mentiras boas, felizes, caridosas, que venham de fontes confiáveis. A realidade é triste, feia e cruel, portant...