Pular para o conteúdo principal

Coração do mundo? E o cérebro do mundo?

Uma população que esnoba a intelectualidade e supervaloriza a bondade, mesmo a frouxa e paliativa, certamente vai esnobar o cérebro, achando que a sua única função é dar peso a cabeça, mantendo-a equilibrada em cima do pescoço. Mas os brasileiros sempre se esquecem que o cérebro é no mínimo o melhor computador já inventado em toda a história mundial, muito mais avançado que qualquer um e dotado de funções que muitos de nós ainda não sabemos que tem.

Mas utilizamos pouco. Deveríamos utilizar mais. E valorizar mais o cérebro. Adoramos dizer: "fulano tem bom coração", "como vai seu coraçãozinho", "sigamos os bons de coração". Porque não "sigamos os bons de cérebro"? O que tem de mal valorizar o intelecto? Nós nos esquecemos com frequência que o cérebro é que resolve os problemas e que age para melhorar as coisas.

Coração não pensa, coração não age. A única função é bombear sangue. Dizer que o coração alimenta a alma é uma metáfora, pois nos momentos de maior emoção o coração bate com mais força e rapidez. Mas isso é uma reação do coração a algo que está no cérebro. O cérebro é que manda. Tolice achar que o coração é que rege tudo. Prestemos atenção mais ao nosso verdadeiro líder de nosso organismo. O melhor computador que já existiu e que vai existir.

Brasil, coração do mundo. E o cérebro do mundo, quem será?

Os pseudo-espíritas, que seguem a tríade Bezerra-Chico-Divaldo e ignoram as lições da Allan Kardec, se lembrando do intelectual francês apenas para bajulá-lo, estão entre as pessoas que esnobam o cérebro preferindo a bondade irracional e paliativa. Superestimam as emoções e da inteligência, só querem o rótulo.

Não é de surpreender que os pseudo-espíritas se empolguem com a ideia de "coração do mundo" ao invés da de "cérebro do mundo". Para eles o mundo espiritual supostamente elevado é composto por um monte de burros bonzinhos e a inteligência é algo efêmero a se usar apenas enquanto trabalha.

Por isso, ao usar a expressão "Brasil, coração do mundo", que em si já é uma tolice, pois patriotismo é sentimento materialista, pois pátrias são divisões territoriais divididas por seres humanos encarnados, os brasileiros já se sentem satisfeitos com o desenvolvimento moral e sentimental da humanidade. Mas sem o intelecto, a moralidade e o sentimento se instalam sobre uma areia movediça, se afundando a um certo prazo, por falta do sedimento sólido que é a racionalidade.

Mas fico imaginando. Se o Brasil é o coração do mundo, quem será o cérebro do mundo?

Cérebro do mundo será aniquilado. Mundo ficará anencéfalo

Segundo a "previsão" citada no pueril sonho de Chico Xavier, todos os países desenvolvidos serão aniquilados e apenas o terceiro mundo sobrará. A liderança mundial será entregue ao "coração do mundo" que será o Brasil, que trará inúmeras lições (sic) de sabedoria (mais sic) para toda a humanidade.

Uma tolice se observarmos bem o contexto que se encontra o Brasil. Até mesmo como "coração do mundo" ele falha, pois a cada dia estou convencido que as pessoas estão se amando cada vez menos. Como não conseguem amar seres humanos, após decepções que afrouxaram a capacidade de confiança, as pessoas estão preferindo colora outras coisas no lugar de pessoas como alvo de seus afetos: animais fofos, divindades, times de futebol, bens caros, etc.. Pessoas, não. Pessoas servem para nos fazer favores, é o que a maioria da sociedade estipulou para a nova década.

Ou seja, além da bondade ser frouxa e paliativa, ela nem poderá acontecer de fato. Burros e insensíveis feito espantalhos de palha, resta saber se, com a ineficácia do Brasil como "coração do mundo", haverá um cérebro mundial. Não vai.

As nações mais evoluídas se encontram no norte da Europa, na região conhecida como Escandinávia. Terra dos antigos vikings, ela passou por toda a experiência necessária para se evoluir e ter noções reais de justiça social e resolução de problemas complexos. Ela teria a vocação natural para ser o cérebro do mundo.

Mas, segundo os delírios de Chico Xavier, a Escandinávia irá desaparecer. Não adiantou o seu desenvolvimento espiritual. Segundo o tolo médium, o Brasil ficará com a responsabilidade de liderança "intelectual", mas sendo o "coração do mundo" e não o "cérebro".

Brasil, um país jovem, inexperiente, com uma população confusa que não consegue resolver os problemas mais simples. Um população burra, teimosa, insensível, submissa e crédula, que ficará responsável - entenda a gravidade disso - pela liderança mundial. O mundo obedecerá a um bando de espantalhos que mal consegue se manter em pé. 

Trocando em miúdos, com a liderança do "coração do mundo" e a falta do "cérebro", estamos fadados ao inevitável retrocesso. Voltaremos ao mais primitivo trogloditismo, mas em versão digital e remasterizada. Se acham exagero, vejo indícios disso no cotidiano.

Sinceramente se a profecia delirante do médium ingênuo se cumprir, pode crer que jogaremos literalmente na incineradora todas as lições que aprendemos na História da humanidade. Sem sobrar migalha.

Vamos ter que começar tudo de novo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os diversos tipos de espíritas

De fato, o Espiritismo não possui divisões. Ou pelo menos não deveria ter. Mas como os estudos de Kardec não foram continuados e em seu lugar apareceu a fé cega de um religiosismo irresponsável, muitas linhas acabaram surgindo, já que cada espírita ou pseudo-espírita entendeu de defender seu ponto de vista pessoal, sem usar o raciocínio para analisar friamente os pontos da doutrina. Resultado: vários tipos de "espíritas" começaram a aparecer, cada um com seu interesse próprio.
Listo aqui os tipos de espíritas e pseudo-espíritas que existem com base no que observei. Cada tipo é seguido por um comentário meu. Antes que gere qualquer polêmica, eu repito: é com base em observações que eu fiz. Apesar de eu ter usado a lógica para definir cada uma, pode aparecer alguém que discorde. Que cada um faça a sua lista. Agora, vamos a minha lista.
Espírita Original, Espírita Verdadeiro ou Espírita Kardecista - São os espíritas originais ou verdadeiros, fiéis às obras da codificação e que pr…

Robson Pinheiro exalou ódio onde deveria haver amor

Há um lema nas religiões cristãs que pede para não julgar. Robson Pinheiro, médium que escreveu vários livros de relativo sucesso, resolveu ignorar esta máxima e escreveu livros que demonstram um ódio irresponsável anti-esquerda acusando de criminosos, sem análise, sem provas e sem ouvir o outro lado, políticos democráticos, mas alheios a suas convicções pessoais, numa atitude de fazer Jesus de Nazaré ficar com imensa vergonha.
Após escrever o verdadeiro lixo literário O Partido, na tentativa de "jogar na conta dos espíritos" a mentira infelizmente difundida e repetida, nos moldes do nazista Goebbels, que criminaliza os integrantes do Partido dos Trabalhadores e aliados. Este livro já foi o suficiente para dar a sua "contribuição divina" para estragar a reputação da esquerda e Pinheiro quis mais. Escreveu outro que sugere que o Foro de São Paulo, grupo que reúne os esquerdistas do estado, seja uma máfia. 
Robson Pinheiro, além de demonstrar completo desconheciment…

Adversários tradicionais e críticos recíprocos uns dos outros, "espíritas" e neo-pentecostais se unem na onda de ódio conservador

Um fenômeno interessante acontece no Brasil de hoje. Dois grupos religiosos conservadores, mas que se acostumaram a criticar um ao outro, resolveram se unir, sem assumir nem perceber, sob o mesmo ponto de vista equivocado nesta triste onda de ódio neo-conservador. Bom lembrar que ambos se consideram "do bem" e falam "em nome do amor".
Tanto os espíritas (de Allan Kardec), os "espíritas" (de Chico Xavier) e os neo-pentecostais e alguns evangélicos em geral, assumiram uma postura altamente preconceituosa contra pessoas que defendem ideais progressistas e uma maior justiça social. 
Não raramente agem de forma agressiva, lançam mão de calúnias e difamações e demonstram indispostos a qualquer foma de diálogo, acusando seus opositores sob o mais repugnante falso testemunho, provando que dependendo dos interesses, as lições de Jesus, mestre de ambas as tendências, podem ser literalmente jogadas no lixo.
Para legitimar sua agressividade ignorante, resultante da …