A Igreja dos Espíritos

França, Século XIX. Um pedagogo famoso resolveu estudar estranhas manifestações de comunicação de seres que pareciam pertencer a outras dimensões. Todo o trabalho de pesquisa foi feito e reunido em um conjunto de várias obras chamadas de "codificação".

Mas este belo trabalho parece não interessar mais. Graças a deturpações feitas por um algoz, conhecido como Jean Baptiste Roustaing, infelizmente importado por dissidentes católicos brasileiros que acreditavam em reencarnação, o que se conhece como "Espiritismo" no Brasil está muito longe de todo o trabalho de pesquisa feito por Allan Kardec, o tal pedagogo citado no início desta postagem inaugural. Totalmente diferente do original, a ponto de estar oposta em muitos aspectos.

Criado para ser uma ciência que estuda as manifestações vindas de dimensões diferentes do que conhecemos como matéria, o Espiritismo acabou se tornando no Brasil uma religião como outra qualquer, devido a salada de enxertos e ao mal entendimento do que foi pesquisado. Por ter se transformado em uma religião, daquelas igrejistas, com dogmas, santos, divindades, etc., houve o desestimulo ao estudo sério, que só dificultou ainda mais essa má compreensão.

O Espiritismo, como a maioria conhece, se tornou uma igreja, como tantas outras. Mas uma igreja que cultua os espíritos. O que é ruim, pois desviando da proposta original, acabou afastando os espíritos sérios que desejavam colaborar para trabalhos de pesquisa, atraindo para seu lugar espíritos mal intencionados que se aproveitaram do clima de igreja que se instalou na versão tupiniquim da doutrina.

O mais famoso desses espíritos aproveitadores é Emmanuel, identidade atribuída ao espírito do padre jesuíta Manoel da Nóbrega. Tido como espírito de "máxima evolução", Emmanuel nada tem de evoluído, sendo facilmente identificado como Nóbrega pelas ideias do mais malfadado Catolicismo medieval, autoritário, racista, machista e anti-humanista. 

Atraído pela natureza católica do médium Chico Xavier, na verdade um intruso católico que pela facilidade de se comunicar com os mortos (facilidade muito mal estudada - Xavier era médium irresponsável), Emmanuel literalmente abusou de sua influência para bagunçar totalmente o Espiritismo com sua inculturação tipicamente jesuíta, o que faz com que seja o único espírito da deturpação facilmente identificável.

Altamente influente e infelizmente prestigiado, Emmanuel, que segundo boatos, reencarnou em São Paulo em 2000 para "trabalhar na educação dos brasileiros" (educar mal, diga-se de passagem), inseriu todo o podre que nem mesmo os católicos querem saber, como enxerto doutrinário, criando uma imensa confusão que acabou transformando Allan Kardec e um mero nome a ser bajulado, jogando totalmente no lixo todo o trabalho de pesquisa iniciado com as mesas girantes no século XIX. Estava criada a Igreja Espírita, cheia de enxertos, muitos católicos.

Essa catolização do Espiritismo feita no Brasil acabou eliminando a fé raciocinada que seria a novidade da doutrina, para colocar a fé cega, que seria chamada de "fé raciocinada" para enganar incautos que acreditariam estar pensando sem pensar. E com isso emperraria a evolução espiritual dos seguidores, aprisionando-os num catolicismo medieval que estimulava o masoquismo moral, mas que acreditava em reencarnação.

E como eu disse antes, espíritos sérios, compromissados com a verdadeira educação da humanidade se afastam, por entenderem o cancelamento da racionalidade que seria sua maior característica. E espíritos de padres, freiras e de santos acabaram vindo, atraídos pela estranha religiosidade inserida. E assim, o estrago foi feito.

Iludidos pelas mentiras e promessas feitas por esta nova igreja, muitos seguidores acabaram assimilando um festival de ideias estranhas, materialistas (Catolicismo é religião materialista), entendendo de forma bastante equivocada o que é o mundo espiritual e distorcendo todo o procedimento que seria necessário para a evolução espiritual, adiada para milênios posteriores, graças a essa bagunça toda.

Essa igreja estranha acabou servindo como grande freio de mão para a evolução espiritual. Ore-se mais e vigie cada vez menos, dando ouvidos a um monte de sacerdotes forasteiros que mal sabem o que é mundo espiritual, por estarem, mesmo desencarnados ainda presos a matéria. 

O Espiritismo brasileiro virou uma igreja dos espíritos. Uma igreja ineficaz no processo de educação humana. Ineficaz como todas as outras. E a ciência espírita que se dane! Para o mal da humanidade.

Mentira tem perna curta. Curta, mas que pode andar por muito tempo

Brasileiros adoram mentiras. Mentiras boas, felizes, caridosas, que venham de fontes confiáveis. A realidade é triste, feia e cruel, portant...