Chico Xavier pode ter sido reencarnação de Bezerra de Menezes

Por essa ninguém esperava! Não houve até agora algum fiel da Igreja Espírita disposto a difundir esta tese de que Chico Xavier e Bezerra de Menezes  eram o mesmo espírito. A tese não soa confortável para os espiritólicos, mas segundo a lógica, faz muito mais sentido do que a absurda tese de que Xavier era Kardec.

Para que Xavier tivesse sido Kardec, teria havido um retrocesso na evolução espiritual, o que é impossível (Xavier tinha defeitos que Kardec não tinha), pois espírito não regride. Além disso, se Xavier tivesse sido Kardec, ele teria negado tudo o que escreveu, pois os livros que levam o seu nome distorcem e até negam tudo que está nos livros do professor francês.  

Esta tese absurda surgiu apenas para que os espiritólicos, acreditando na também absurda tese do povo escolhido, pensassem que Kardec escolheu o Brasil, um país delimitado por seres humanos falhos e imperfeitos e não por Deus, para reencarnar. Uma tese pra lá de materialista.

Mas como a personalidade é a única forma mais ou menos segura de identificar um espírito como tal, a tese de que Xavier foi Bezerra é bastante plausível, pelas semelhanças entre ambos. Vejamos alguns traços em comum:

- Ambos eram católicos praticantes e devotos de Nossa Senhora;
- Estranhos no Espiritismo, se esforçaram para alterá-lo de acordo com suas convicções;
- Gostavam de novidades dogmáticas, sem verificar sua autenticidade;
- Tinham excelente relação com a cúpula da FEB (Bezerra inclusive foi presidente);
- A voz atribuída a Bezerra nas supostas incorporações é a mesma que Xavier teve na velhice;
- Ambos tinham personalidade mansa em momentos de calma e um pouco passiva;
- Possuíam convicções conservadoras em relação a assuntos políticos;
- Gostavam de entoar mensagens de conteúdo piegas e bastante dogmático;
- Do contrário que muitos acreditam, nenhum dos dois tinha elevação espiritual, mostrando sinais claros de inferioridade (não confundam com maldade) espiritual;
- O tempo entre o desencarne de Bezerra e o nascimento de Xavier possibilita que ambos tenham sido o mesmo espírito.

Ainda não são estes  todos os aspectos que unem as duas personalidades. Mas mesmo que esta tese não possa ser confirmada, segundo o que se observa é muito mais provável que Xavier tenha sido Bezerra, retornando para continuar com a deturpação e com a inserção dos enxertos católicos que tanto estragaram a compreensão da doutrina em nosso país.

Mentira tem perna curta. Curta, mas que pode andar por muito tempo

Brasileiros adoram mentiras. Mentiras boas, felizes, caridosas, que venham de fontes confiáveis. A realidade é triste, feia e cruel, portant...